terça-feira, julho 14, 2009

Diga NÃO para esse crime!


Todos os dias, em todos os lugares e todos os momentos, nós podemos presenciar, ou ao mínimo ficar sabendo de algum tipo de crime, que foi feito contra algum ser humano; não um crime com uma pessoa que matou alguém, mais sim, um crime porque uma pessoa tem o tom de pele diferenciado. Agora ter cor diferenciada é sinônimo de criminalidade? Todos os dias, nós vemos claramente pessoas serem excluídas da sociedade, por serem negros; pessoas de bem entrarem em estabelecimentos e serem acusadas de roubar objetos, só pelo seu tom de pele. Oque faz uma pessoa com o mínimo de consciência pensar, que um negro pode roubar e um branco não? Porque só uma pessoa branca pode ter um direito de trabalho digno e um negro não?  São todos seres humanos, todos vieram ao mundo da mesma maneira; é de indignar qualquer cidadão em sã consciência, que em pleno século XXI, ainda exista inúmeras e incontáveis demonstrações de racismo e pelo que podemos observar, está muito longe do fim. É triste acompanhar, todos os dias, a quantidade de crianças abandonadas nas ruas, e que constatadas 90% em média, são negras. O que não deixa de ser uma verdade que qualquer cidadão pode presenciar: Quando você esta andando pela rua e observa uma criança pedindo dinheiro em sinais, mesmo não querendo que isso aconteça é uma verdade! Quando vemos crianças para adoção, praticamente todas são negras; enquanto uma que é branca, que surge na adoção é adotada rapidamente, enquanto várias crianças que estão lá à anos nunca são adotadas!  É péssimo ter que admitir, mais o racismo não está só na adoção de crianças, ou então crianças abandonadas pedindo dinheiro em sinais; mais o racismo está desde que uma criança negra nasce, até que vira adulto, se forma, tenta trabalhar...praticamente até o fim de seus dias. Ouvimos dizer que racismo é coisa do passado, que isso está diminuindo; mais temos provas de que isso não está acontecendo; desde a falta de empregos para negros, até aos concursos públicos e provas de faculdade, que tem cotas para negros. Tudo bem que os elaboradores de concursos fazem isso para ajudar a acabar com o preconceito; mais sinceridade: precisariamos diferenciar e colocar cota para negros, sendo que todos são seres humanos, todos vivem da mesma forma e estão atrás dos mesmos objetivos? Acima do tom de pele, não estamos tratando de bichos e sim de pessoas. 

 O racismo vem dando continuidade as agressividades, tanto no dia-a-dia, quanto em qualquer lugar; como em jogos de futebol onde sempre ouvimos que "fulano chamou ciclano de macaco"; raramente você conhece um negro, que nunca foi vítima de palavras grosseiras e insultos por seu tom de pele. 

 Eu só me pergunto; porque disso tudo? Não cabe a nós, percebermos que todos são iguais, ninguém é diferente de ninguém. Muitas vezes pessoas dizem que esse racismo acaba acontecendo automaticamente, pela maioria de ladrões serem negros; tudo bem, pode até ser. Mais não acham que muitas vezes, esses que hoje são ladrões, ontem queriam ser pessoas de bem, alimentar seus filhos e um trabalho digno, que muitas vezes não conseguiram? Muitas vezes o ladrão de hoje, só foi um cidadão atrás de uma oportunidade, que você não deu à ele. Não que isso seja uma desculpa, mais as vezes no desespero, acaba sendo a única maneira encontrada para ajudar sua família! 

O mundo não seria muito mais humano, se de fato todos fossem tratados igualmente? Se existisse a mesma chance para negros e brancos, independende de tom de pele; e sim, haver chances pela capacidade do cidadão!  Cabe só a nós acabarmos com esse PRÉconceito e viver em um mundo mais justo! 

2 comentários:

  1. amei !
    a ideia de se ter uma nova opnião sobre nos e otras pessoas éoootimo .Sou contra a qualquer ideia de pre conceito !

    ResponderExcluir
  2. Você foi escolhido para receber 2 selos! Parabéns, visite: http://nadaaverpontocom.blogspot.com/2009/08/selos-adoro-tien-blog-blog-dourado.html

    ResponderExcluir